Após a reformulação do Facebook para Meta, todo mundo está falando sobre o metaverso, mas o que é?
De forma simplificada, ele é um espaço virtual refinado imersivo e abrangente de realidade aumentada, de forma que suas experiências vividas por meio dele sejam tão reais substituindo até algumas do mundo real.
A chegada do metaverso ainda é um cenário nebuloso por se tratar de uma tecnologia nova sendo inserida de forma coesa.
Como em muitas áreas, o metaverso também pode mudar o universo de beleza, e o mercado aos poucos, vai sentir o impacto dessas mudanças. É muito provável que, a partir de 2022, o lançamento de coleções físicas e digitais seja simultâneo.
As marcas ganham espaço para gerar experiência e lucro, de uma forma mais acessível. Isso acontece devido a possibilidade de consumo de produtos de autovalor que seu avatar pode realizar e possuir por meio do metaverso. Seja por uma roupa de alta costura, uma joia, para ir a um jantar de luxo entre outras possibilidades oferecidas pela tecnologia.
Várias marcas de luxo já estão se associando a plataformas e mostrando presença no “Shopping Metaverso 3.0”, que em breve vai se transformar num imenso shopping, só que digital.
O mercado sul-coreano, por exemplo, está oferecendo roupas associadas a artistas e a grandes nomes da animação e do esporte. Um pequeno começo cheio de possibilidades.
Você deve estar se perguntando como é isso monetizado. O metaverso permite que usuários adquiram terrenos vendidos como ativos NFT, token não fungível que são as famosas criptomoedas.
De diante disso, fica a reflexão: Você está preparado para entrar em um mundo cheio de possibilidades infinitas?